Câmara de Pimenta-MG adere à pauta de controle do câncer

Divulgação/Associação Mulheres de Peito

Parlamentares se comprometeram com ações de prevenção e rastreamento do câncer no município

Em sessão plenária realizada no dia 1º de setembro, os nove vereadores da Câmara Municipal de Pimenta assinaram a carta-compromisso da Coalizão Cidades no Controle do Câncer. Com 100% de adesão, o Legislativo Municipal se torna o quarto do país engajado em sua totalidade na causa — sendo o terceiro de Minas Gerais, ao lado de Piumhi e Vargem Bonita. A Câmara Municipal de Viamão (RS), foi a primeira comprometida com a carta.

A adesão total foi resultado de um trabalho de articulação liderado pela presidente da Associação Mulheres de Peito, Maria Zilma Oliveira. Em visita a Pimenta, ela apresentou a proposta da carta-compromisso à secretária municipal de Saúde, Linara Mirelli,  que recebeu a pauta com entusiasmo e facilitou o diálogo com o Legislativo. “O que vimos em Pimenta foi um legislativo que não apenas ouviu, mas abraçou a causa com um senso de urgência e responsabilidade. Essa adesão de 100% não é apenas simbólica; é a promessa de uma parceria sólida para construirmos, juntos, projetos que vão salvar vidas. É a política a serviço da população”, celebra Maria Zilma.

Os vereadores se comprometem a apoiar e fiscalizar a implementação de políticas públicas baseadas em evidências, como a ampliação do acesso a exames, o estímulo a campanhas de prevenção e a garantia de tratamento adequado aos pacientes oncológicos do município. A carta-compromisso também inclui como um dos objetivos conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra o HPV entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A imunização previne sete tipos de câncer, incluindo o de colo de útero. 

A vereadora Adegmar Paula da Silva, que participou das primeiras reuniões com a Coalizão, destacou a importância da assinatura: “Esse compromisso incentiva os prefeitos e vereadores a priorizar a pauta oncológica em seus planos de governo e legislação, o que pode resultar em ações práticas para reduzir a incidência e mortalidade por câncer na população local”.

Sobre a Coalizão

Lançada em julho de 2024 pelo Instituto de Governança e Controle do (IGCC), em parceria com organizações de referência como Abrale, Femama, Instituto Avon, Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Coalizão Cidades no Controle do Câncer tem como objetivo sensibilizar gestores públicos sobre a importância de incluir o controle do câncer nos planos de governo e na pauta legislativa. A Coalizão já reúne 88 organizações em todo o país e tem a possibilidade de impactar positivamente a vida de mais de 33 milhões de brasileiros. São 42 cidades brasileiras com lideranças políticas comprometidas com a iniciativa.

Sobre o IGCC

Criado a partir da experiência do City Cancer Challenge (C/Can) na cidade de Porto Alegre-RS, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) é o parceiro local de sustentabilidade do C/Can. Através de uma atuação multissetorial, busca transformar a realidade da prevenção e do tratamento do câncer, qualificando as políticas de saúde, aprimorando a governança e atualizando as informações e dados sobre a doença.

O Instituto tem como objetivo articular, propor e apoiar iniciativas que colaborem para a promoção da atenção oncológica de qualidade. Atuando para manter o câncer na agenda política das cidades, o IGCC contribui para a construção de um futuro em que todos tenham acesso à prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos de forma igualitária e universal.