Conhecimentos

O projeto "Melhoria do diagnóstico precoce do câncer", apesar de ser um dos primeiros implementados pelo IGCC, foi extenso e, ao mesmo tempo, certeiro, pois engloba todos os alicerces que sustentam o trabalho do Instituto. O foco foi a Atenção Básica (AB), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa ocorreu em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), maior rede de hospitais 100% SUS do Sul do país e responsável por diagnosticar mais da metade dos casos esperados de câncer para a população de Porto Alegre. No contexto do projeto, analisou-se a jornada dos pacientes com câncer de pulmão e melanoma.
O artigo traz os resultados de extenso projeto realizado em parceria com o Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Publicado no Journal of Comparative Effectiveness Research, o estudo possibilitou conhecer os gargalos enfrentados pelos usuários do sistema público de saúde entre o diagnóstico e tratamento radioterápico para câncer de próstata. Ainda, a publicação apresenta soluções simples e de baixo custo que podem ser implementadas na rotina e gestão hospitalar para que se acelere o acesso ao tratamento.
O cartaz é voltado para a população em geral, para que pacientes que aguardam por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) possam conhecer os possíveis sintomas e sinais de alerta para melanoma, incentivando a procura por atendimento médico quando da identificação desses sintomas e a prevenção em relação aos cuidados com o sol.
A “Árvore Decisória” é uma ferramenta em forma de fluxograma desenvolvida pelo IGCC e especialistas do Serviço de Dermatologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Ela contempla parte dos resultados da primeira etapa do projeto “Melhoria do Diagnóstico Precoce de Câncer” desenvolvido pelo IGCC em parceria com o GHC desde 2021 e que tem como parceiros implementadores a BMS Foundation e a MSD.
A “Árvore Decisória” é uma ferramenta em forma de fluxograma desenvolvida pelo IGCC e especialistas do Serviço de Pneumologia, Medicina de Família e Oncologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Ela contempla parte dos resultados da primeira etapa do projeto “Melhoria do Diagnóstico Precoce de Câncer” desenvolvido pelo IGCC em parceria com o GHC desde 2021 e que tem como parceiros implementadores a BMS Foundation e a MSD.
Neste guia você encontrará materiais introdutórios à temática, iniciando e/ou aprimorando a sua jornada de conhecimento. Eles fazem parte da iniciativa BEACON, que disponibiliza uma caixa de ferramentas digital para auxiliar gestores hospitalares e profissionais da saúde a desenvolverem seus próprios programas de navegação.
A Guia de Câncer de Próstata: recomendações para o diagnóstico e tratamento na cidade de Porto Alegre busca fortalecer a gestão multidisciplinar de câncer invasivo nas principais instituições de tratamento de Porto Alegre, promovendo a padronização do atendimento oncológico baseado em evidências e o acesso aos melhores cuidados possíveis para esses pacientes.
A Guia de Câncer de Mama: recomendações para o diagnóstico e tratamento na cidade de Porto Alegre busca fortalecer a gestão multidisciplinar de câncer invasivo nas principais instituições de tratamento de Porto Alegre, promovendo a padronização do atendimento oncológico baseado em evidências e o acesso aos melhores cuidados possíveis para esses pacientes.”
O objetivo principal deste documento é nortear os laboratórios para a construção de um Manual da Qualidade conforme a legislação sanitária existente e as Resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM), utilizando como fonte principal as orientações do Programa de Acreditação e Controle da Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia – PACQ.