FAQ

O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) é um agente de transformação das cidades, promovendo a sinergia e a parceria entre diferentes atores na melhoria do acesso equitativo e de qualidade ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer.

Lançado em 2021, o IGCC é uma associação sem fins lucrativos criada a partir da iniciativa global City Cancer Challenge (C/Can) na cidade de Porto Alegre-RS.

O IGCC tem como objetivo articular, propor e apoiar iniciativas que colaborem para a promoção de um tratamento oncológico de qualidade. Atuando para manter o câncer na agenda política das cidades, o IGCC contribui para a construção de um futuro em que todos tenham acesso à prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos de forma igualitária e universal.

O IGCC atua em três frentes principais: pesquisa e desenvolvimento de projetos para análise e geração de dados; educação e capacitação de agentes e gestores de saúde públicos e/ou privados; e assessoria técnica  junto ao poder público, setor privado, academia e organizações.

A missão do IGCC é qualificar a prevenção e o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer, aprimorando as políticas de saúde e governança.

Até 2026, o IGCC quer ser reconhecido como uma instituição que transforma a realidade do enfrentamento ao câncer no Brasil.

Lançado em 2017 pela União Internacional pelo Controle do Câncer (UICC), o City Cancer Challenge (C/Can) é uma fundação que atua em onze cidades ao redor do mundo. A missão do C/Can é a de construir uma comunidade global para transformar o tratamento do câncer, capacitando os atores locais a oferecer atendimento oncológico de qualidade e acessível.

Atualmente, a rede do C/Can é composta por 12 cidades, além de Porto Alegre.

Nos próximos anos, a C/Can continuará a crescer à medida que persegue sua missão de apoiar cidades para melhorar o acesso a cuidados de câncer equitativos e de qualidade.

Saiba mais: https://citycancerchallenge.org/

O IGCC é o parceiro de sustentabilidade do C/Can em Porto Alegre. O Instituto é uma organização sem fins lucrativos desenvolvida a partir da iniciativa global City Cancer Challenge (C/Can), que apoia cidades de todo o mundo para alcançarem acesso equitativo, célere e de qualidade no controle e tratamento do câncer.

Em Porto Alegre desde 2018, o C/Can apoiou a decisão do Comitê Executivo na criação de um instituto próprio para dar continuidade aos projetos na cidade e expandir a metodologia para outros pontos do Brasil. Um legado a partir da experiência realizada na capital do Rio Grande do Sul.