Combate ao câncer

Instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer acontece em 4 de fevereiro, desde 2000, para conscientizar governos e público sobre a necessidade de mobilizar recursos para melhorar o diagnóstico e o tratamento do câncer. O relatório da Organização Pan-Americana da Saúde, publicado em 2021, apontou que o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e nas Américas, incluindo o Brasil.

Em Porto Alegre, a realidade é alarmante. O Painel de Oncologia do DATASUS informa que em 2021 foram diagnosticados 2.942 casos de câncer na cidade, sendo os responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade o de pulmão, colorretal, mama, pâncreas, fígado e próstata.

Desde 2018, a capital gaúcha tornou-se a primeira cidade brasileira a aderir ao City Cancer Challenge (C/Can). A fundação autônoma atua em 11 países ao redor do mundo, apoiando cidades para alcançarem acesso equitativo, célere e de excelência no controle e tratamento do câncer.

Assim, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e o Comitê Executivo da C/Can na cidade realizaram Processo de Levantamento de Necessidades para identificar as principais lacunas de atenção ao câncer e estabelecer áreas prioritárias. O Manual da Qualidade: Patologia em Foco, já está sendo utilizado para unificar a forma como os laboratórios locais realizam seus serviços. Está em desenvolvimento o projeto para melhorar o acesso ao tratamento radioterápico do câncer de próstata, que será entregue em abril de 2022. Também está em desenvolvimento o Registro de Dados de Câncer de Base Populacional que visa capacitar as equipes de vigilância sanitária responsáveis pela coleta e divulgação dos dados, entre outras ações.

Desta forma, devemos destacar o sucesso da abordagem multissetorial de Porto Alegre e o comprometimento de seus líderes. Trabalhando juntos, podemos melhorar a jornada de pacientes com câncer e finalmente salvar vidas.

Dra. Maria Fernanda Navarro
Diretora Regional para América Latina
City Cancer Challenge Foundation
*Artigo publicado no jornal Zero Hora – RS – Brasil – em 05 de fevereiro de 2022