Escola de Saúde Pública de Harvard está com inscrições abertas para Hackathon

O Hackathon Soluções Digitais para a construção de Sistemas de Saúde de Alto Valor na América Latina é o terceiro hackathon de inovação em sistemas de saúde organizado pelo Laboratório de Inovação em Sistemas de Saúde da Universidade de Harvard em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, Universidad del Rosario e Health Systems Innovation Lab (HSIL) – hub Rio Grande do Sul.

O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de abril de 2023, com possibilidade de participação remota ou presencial nas seguintes instituições: Escola de Saúde Pública de Harvard (Boston, EUA), Fundação Getúlio Vargas (São Paulo, Brasil), Universidad del Rosario (Bogotá, Colômbia), Universidad Nacional Autónoma de México (Cidade do México, México) e Ministerio del Salud del Perú (Lima, Perú).

As inscrições estão abertas até o dia 30 de março pelo link: https://harvard.az1.qualtrics.com/jfe/form/SV_bm9MQoHFs6eyypg

O desafio é focado em dois temas – câncer e doenças cardiovasculares – reunindo pessoas inovadoras, startups, estudantes universitários de programas de graduação e pós-graduação, pós-graduados e pesquisadores nas Américas e ao redor do mundo para desenvolver soluções inovadoras que atendam às prioridades e necessidade de cada país.

Inscreva-se e ajude a transformar os sistemas de saúde!

Acesse aqui a página do evento e saiba mais.

Coanfitriões: FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, UNAM, Universidad del Rosario & IGCC – Instituto de Governança e Controle do Câncer.

Parceiros: Movement Health 2030 , Global Innovation Hub for Improving Value In Health & Union for International Cancer Control (UICC).

Contexto
Apesar de ratificar o Roteiro para a Transformação Digital do Setor Saúde na Região das Américas em 2021, a América Latina e o Caribe ainda estão atrasados na implementação de soluções digitais nos sistemas de saúde. Apenas 11 países da região têm leis que definem e validam sistemas de registros eletrônicos de saúde, e somente 14 dos 26 países analisados em recente estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento sobre saúde digital têm uma estratégia de saúde digital. Os sistemas de informação em saúde da região são isolados, fragmentados, subfinanciados e subutilizados.

As soluções digitais têm o potencial de apoiar os sistemas de saúde na América Latina e no Caribe para reduzir equívocos e auxiliar os médicos a tomarem melhores decisões; melhorar o empoderamento do paciente por meio da informação, do autocuidado e do acesso; e melhorar os sistemas de saúde, apoiando cuidados de saúde coordenados no setor público e entre os setores público e privado.

As soluções variam de país para país com base nas necessidades, recursos e sistema de saúde, mas todos os países da América Latina e do Caribe devem abordar as questões centrais descritas na chamada para a saúde digital inclusiva.

Objetivos
• Reunir equipes multidisciplinares que queiram colaborar e desenvolver soluções digitais inovadoras que atendam às prioridades do país.
• Mostrar o potencial das soluções digitais para melhorar a assistência médica na América Latina e apoiar a transição dos sistemas de saúde para sistemas de alto valor.

Quem pode participar
O público-alvo do Hackathon são pessoas inovadoras, envolvidas em startups, estudantes universitários de cursos de graduação e pós-graduação, pós-graduados e pesquisadores nos EUA, América Latina e Caribe.
Equipes de 3 a 5 participantes são bem-vindas para se inscrever, bem como indivíduos que gostariam de se unir com outras pessoas talentosos que procuram uma equipe diversificada.

Acesse aqui o manual sobre o que esperar em nosso hackathon: https://www.hsph.harvard.edu/health-systems-innovation-lab/hackathon-resources/

Formato
O Hackathon será realizado ao longo de dois dias em um formato híbrido presencial/zoom, com as equipes participantes se juntando presencialmente ou virtualmente. O Laboratório de Inovação em Sistemas de Saúde da Universidade de Harvard sediará o evento com o apoio de outros parceiros, incluindo o Movimiento Salud 2030 e o Global Innovation Hub for Value in Healthcare. O formato incluirá workshops, sessões de mentoria e apresentações das ideias finais.

Prêmios
O Hackathon, através de nossos parceiros e instituições coanfitriãs, distribuirá US $ 15.000 em prêmios entre as equipes finalistas. Além disso, as equipes finalistas terão a chance de desenvolver ainda mais sua solução com o apoio dos parceiros do Hackathon. Todos os participantes terão a oportunidade de mostrar suas soluções e receber feedback de especialistas na área.

Por que você deve participar?
O Hackathon Soluções Digitais para a construção de Sistemas de Saúde de Alto Valor na América Latina representa uma oportunidade única para os indivíduos interessados em inovação em saúde desenvolverem soluções que possam melhorar os sistemas de saúde na América Latina e no Caribe. Ao reunir equipes multidisciplinares e fornecer orientações e recursos, o Hackathon tem como objetivo mostrar o potencial das soluções digitais para melhorar a saúde na região, com foco nas prioridades do país.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de março.

Clique no link para se inscrever: https://harvard.az1.qualtrics.com/jfe/form/SV_bm9MQoHFs6eyypg