Fachadas de prédios públicos iluminadas fazem alusão ao Dia Mundial do Câncer

Quatro de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer. Em alusão à data, instituída em 2000 pela União Internacional de Combate ao Câncer (UICC), de 3 a 10 deste mês será desenvolvida pelo City Cancer Challenge Foundation (C/Can) em Porto Alegre uma ação que iluminará prédios públicos (Assembleia Legislativa do RS, Palácio Piratini e Centro Administrativo Fernando Ferrari) com as cores azul e laranja. A iniciativa visa chamar atenção para a doença que é a segunda maior causa de morte não-violenta entre os gaúchos.

O City Cancer Challenge Foundation (C/Can) é uma fundação autônoma ativa em 11 países ao redor do mundo. Apoia cidades para alcançarem acesso equitativo, célere e de excelência no controle e tratamento do câncer. A capital gaúcha ingressou no C/Can em dezembro de 2018 e, desde então, está apoiada por uma rede de parceiros e especialistas locais, regionais e globais. Porto Alegre é a única cidade brasileira a fazer parte da rede.

Vale destacar que segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano do triênio 2020-2022, o Brasil tem 625 mil novos casos de câncer. A obesidade está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de 11 dos 19 tipos mais frequentes da doença na população brasileira. Comportamentos não saudáveis como fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e manter dieta pobre em vegetais também aumentam a ameaça de dez tipos da doença.