IGCC participa de Congresso junto aos Secretários Municipais de Saúde do RS

O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) estará presente no 33º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) que acontece entre os dias 29 e 31 de outubro, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

O evento anual tem como tema “IntegraSUS – Fortalecendo a integração das Redes de Atenção do SUS Gaúcho“. O principal objetivo do encontro é promover a discussão e o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS), visando melhorias na assistência à saúde do Estado.

Considerando a vasta e diversificada extensão territorial do RS, é evidente que existem diferentes realidades em termos de acesso aos serviços de saúde. Essa diversidade geográfica e demográfica traz consigo desafios específicos para a integração das redes de atenção, exigindo a implementação de estratégias eficientes e adequadas às particularidades de cada região dentro da política pública de saúde.

Nesse contexto, o IntegraSUS enfatiza a importância do diálogo constante e essencial entre os arranjos institucionais do Sistema buscando assegurar sempre o cuidado equânime a cada indivíduo.

​O Congresso traz uma proposta inovadora que vai explorar a tecnologia e as inovações que contribuem para a integralidade do cuidado, discutindo as inovações no campo da saúde que visam à melhoria da qualidade dos serviços prestados, centrado nas necessidades da população pós-pandemia.

O evento contará com a participação de secretários(as) municipais de saúde, técnicos, gestores, profissionais da área de saúde, pesquisadores e demais interessados, fortalecendo o intercâmbio de experiências entre os diferentes níveis governamentais e instituições. A integração dos atores do ecossistema de saúde é fundamental para qualificar as práticas dentro dos territórios gaúchos.

​Acreditamos que, juntos, podemos construir um futuro melhor para a saúde pública no Rio Grande do Sul. As discussões e deliberações realizadas no congresso serão fundamentais para orientar políticas públicas efetivas, pautadas nos valores fundamentais do SUS, tais como universalidade, equidade, integralidade e participação social.

 

(Texto adaptado do site COSEMS/RS)