O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) realizou o primeiro encontro do projeto “Capacitação de Profissionais da Saúde GHC em Protocolos de Câncer de Mama” na terça-feira, dia 18 de junho. O evento, focado na capacitação de mastologistas e oncologistas do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), teve como objetivo treinar e capacitar esses profissionais para as atualizações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o câncer de mama.
O encontro contou com a participação de oncologistas, mastologistas, farmacêuticos e enfermeiras navegadoras do GHC, demonstrando um esforço coletivo em prol da melhoria dos cuidados com os pacientes oncológicos.
Christina Oppermann, médica oncologista, foi uma das palestrantes do evento e abordou o tema “Protocolos Clínicos e Diretrizes SUS: Importância e Implicações”. Em sua apresentação, Christina destacou conceitos básicos, a incorporação de protocolos pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e a conversão de Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT) em PCDT com as novas incorporações.
Outra apresentação de destaque foi a de Flávia Pacheco, enfermeira navegadora da gestão oncológica do GHC. Flávia falou sobre o perfil epidemiológico do câncer no hospital e esclareceu sobre o “Relógio do Câncer”, uma ferramenta desenvolvida no GHC durante o projeto Diagnóstico Precoce, em parceria com o grupo, que buscou acelerar o diagnóstico e tratamento do câncer de pulmão e melanoma.
O evento marca um importante passo na capacitação de profissionais da saúde do GHC, a maior rede de hospitais 100% SUS do país, refletindo o compromisso contínuo com a excelência no tratamento do câncer de mama e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
O IGCC aproveita a oportunidade para agradecer à Novartis, parceiro implementador do projeto de capacitação, cujo apoio é fundamental para promoção de cuidados oncológicos de qualidade e equitativo.