No Dia da Mulher, IGCC entrega à cidade de Porto Alegre a Guia de Câncer de Mama

A médica mastologista e presidente do Conselho de Administração do Instituto de Governança e Controle do Câncer, Maira Caleffi, realizou nesta quarta-feira, 8 de março, a entrega oficial da “Guia de Câncer de Mama: recomendações para o diagnóstico e tratamento” ao Secretário Municipal da Saúde, Mauro Sparta.

O encontro marcou o Dia Internacional da Mulher no calendário do IGCC, alertando para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de orientações e protocolos de tratamento para a rede de saúde da capital gaúcha.

Acesse aqui a Guia de Mama

Conheça o Projeto de Qualidade:

Desenvolvido desde 2020 pelo City Cancer Challenge Foundation (C/Can), o Projeto de Qualidade para Porto Alegre busca fortalecer a rede de colaboração dos serviços de tratamento oncológico na cidade. Como resultado, foram elaboradas Guias de Manejo do Câncer de Mama e do Câncer de Próstata, adaptadas ao contexto e recursos locais, incluindo protocolos padronizados para diagnóstico, estadiamento, cirurgia do câncer, tratamento sistêmico, radioterapia e cuidados paliativos dos cânceres prioritários.

O projeto contribui para fortalecer a gestão multidisciplinar de câncer invasivo nas principais instituições de tratamento, promovendo a padronização do atendimento oncológico baseado em evidências e o acesso aos melhores cuidados possíveis para esses pacientes.

Segundo o INCA, Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência de câncer de mama – 660 casos a cada 100.000 habitantes. As opções terapêuticas para as pacientes não invasivo ou invasivo são complexas e variadas. Para orientar os profissionais, a guia de manejo do câncer de mama do C/Can foi desenvolvida por um painel multidisciplinar com experiência na doença, das áreas de oncologia clínica, cirurgia oncológica, radio-oncologia, patologia, cirurgia reconstrutiva, genética médica, radiologia e enfermagem.

A elaboração do documento contou com profissionais voluntários e o apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, coordenados pela médica Daniela Dornelles Rosa. A coordenação operacional é de Maiara Anschau Floriani e a coordenação e revisão internacional, do médico Carlos Sampaio. O Projeto de Qualidade na cidade foi coordenado pelo médico André Fay.

Com o apoio do Instituto de Governança e Controle do Câncer, parceiro de sustentabilidade local do C/Can, o próximo passo é incentivar a implementação da Guia junto à rede de saúde de Porto Alegre, melhorando o controle dos casos de câncer de mama.