Programa TeleECHO™ para Liderança em Enfermagem – Expandindo acesso ao conhecimento

O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), em parceria com o City Cancer Challenge (C/Can), promoveu a edição “Liderança para Enfermagem Oncológica no Cuidado ao Câncer” do programa TeleECHO™, uma plataforma virtual para capacitação e compartilhamento de conhecimentos para profissionais da saúde.

Em 2020, o C/Can estabeleceu cooperação com o Project ECHO, um movimento que se esforça para desmonetizar e ampliar o conhecimento levando as melhores práticas em saúde para profissionais de países de baixa e média renda em todo o mundo.

Nessa edição para enfermeiros(as), o TeleECHO™ foi desenvolvido também com o apoio da International Society of Nurses in Cancer Care (ISNCC). Entre os objetivos do programa estão melhorar o papel de liderança da enfermagem na atenção ao câncer e fortalecer a confiança dos(as) enfermeiros(as) em seu papel dentro das equipes multidisciplinares do cuidado oncológico nas cidades membro do C/Can.

Com a indicação do IGCC, enfermeiras da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre participaram da atual edição do projeto. O programa ocorreu em dois encontros virtuais durante o mês de julho abordando temas como liderança, gestão e formas de impulsionar resultados em políticas públicas para garantir o acesso à saúde de qualidade para o paciente. Ambas sessões contaram com participantes das cidades de León (México), Cali (Colômbia), Arequipa (Peru), Assunção (Paraguai), Porto Alegre (Brasil) e Rosário (Argentina).

Temos a certeza que a participação no programa fortalece a atuação do IGCC na missão de capacitar os profissionais da saúde para promoverem uma atenção oncológica de qualidade e equitativa para todos, pilares também compartilhados pelo Project Echo e o C/Can. Acredito que as boas ideias e o conhecimento devem ser colocados ao alcance de quem está no dia a dia do enfrentamento ao câncer, dando às comunidades locais a possibilidade de aprender sobre o que há de mais atual nesse cenário”, destaca Rafael José Vargas Alves, membro do Conselho Administrativo do Instituto, Coordenador do Serviço de Oncologia Clínica do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Saiba mais sobre o projeto ECHO no site https://hsc.unm.edu/echo/