Projeto Visão Zero – Câncer de Colo do Útero é apresentado no ASCO Annual Meeting

Drª Fernanda Casarotto durante o painel "Leadership Programme for Women in Oncology"

No último domingo, dia 4 de junho, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) apresentou o projeto “Visão Zero – Câncer de Colo do Útero” no ASCO Annual Meeting (Encontro Anual da American Society of Clinical Oncology). O congresso acontece de 2 a 6 de junho de 2023, em Chicago, nos Estados Unidos, e é o maior evento internacional de educação e pesquisa na área da oncologia.

O “Visão Zero”, organizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, foi apresentado pela médica oncologista e líder técnica do projeto, Drª Fernanda Casarotto durante o painel “Leadership Programme for Women in Oncology”. Ao unir setores público e privado, o objetivo da iniciativa é eliminar o câncer de colo de útero na cidade através de duas estratégias principais: aumento da cobertura vacinal em crianças e adolescentes e o rastreamento e busca ativa de mulheres para a realização dos exames preventivos (citopatológico).

 

“Um futuro livre de câncer de colo do útero será construído a partir da união de esforços e engajamento dos diversos atores locais, como estamos fazendo em Porto Alegre”, destaca a médica.

Porto Alegre possui cobertura vacinal para HPV de 36,58% entre meninas de 9 a 14 anos, índice muito abaixo da meta proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 80%. Em face disso, se fez necessário pensar em uma abordagem mais impactante para evitar que ainda mais mulheres desenvolvam futuramente e percam a vida para um tipo de câncer que pode ser prevenido e tratado quando diagnosticado precocemente.

Além da Prefeitura Municipal, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Eduação, Secretárias Estaduais de Saúde e Educação, Ministério Público e lideranças comunitárias.