Porto Alegre retoma a vacinação escolar com foco na prevenção do HPV

Foto: Alex Rocha/PMPA

No Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV, 04 de março, a Prefeitura de Porto Alegre deu início ao roteiro de vacinação nas escolas públicas da Capital. O evento de abertura do Rolê da Vacina contou com o apoio do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) e ocorreu no Colégio Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti, na Restinga.

A manhã de imunizações teve foco na vacinação contra o HPV, que faz parte das ações do projeto “Visão Zero: Estratégias de Eliminação dos Cânceres Femininos em Porto Alegre“, lançado oficialmente durante o evento.

A iniciativa soma-se aos esforços municipais e estaduais no sentido de resgatar as altas coberturas vacinais de crianças e adolescentes, sensibilizando e mobilizando escolas e equipes de saúde para promover a conscientização sobre a possibilidade de erradicar o câncer de colo do útero, e outros 6 tipos, através da vacinação.

As escolas são espaços fundamentais de conscientização sobre a importância da vacinação. Estaremos presentes nos colégios de Porto Alegre e contamos com o apoio das famílias nesse processo. Saúde é prioridade. Manter a carteirinha em dia salva vidas!”, reforçou o Prefeito Sebastião Melo.

O Rolê da Vacina contou com a participação do prefeito, dos secretários municipais de Saúde, Fernando Ritter; da Educação, José Paulo da Rosa; e de Governança, Cassio Trogildo; além da Secretária Adjunta da Saúde Estadual, Ana Costa. 

Essa iniciativa estabelece um novo parâmetro de colaboração intergovernamental e faz com que as políticas sejam mais fluídas e a gente consiga caminhar melhor dentro das linhas de governo, tanto estadual quanto municipal”, observou a diretora executiva do IGCC, Daniely Votto.

O secretário municipal de Saúde reforçou em sua fala que a vacina contra o HPV previne o câncer de colo de útero e é indicada para meninas e meninos, sendo que primeira dose deve ser feita dos 9 aos 14 anos e a segunda precisa ter no mínimo seis meses de intervalo da primeira, podendo ser feita em qualquer idade. “É a única vacina que previne o câncer. É muito mais caro tratar do que prevenir, então o nosso recado é simples: vacine-se”, sintetizou Ritter.

As estatísticas

As coberturas vacinais para o HPV estão baixas. No Estado, pouco mais de 50% dos estudantes aplicaram a primeira dose e somente cerca de 30% têm a segunda aplicação. Ou seja, 48,56% dos alunos ainda não receberam a primeira dose da vacina. Além do Rolê da Vacina, que será realizado ao longo de todo o ano, está disponível nas 134 unidades de saúde, basta procurar qualquer local e garantir a imunização.

As escolas cumprem um papel fundamental de conscientização, por esta razão somos parceiros em todas as campanhas. Nesta, tão importante, não seria diferente. Nossos diretores e professores estão capacitados. As 99 escolas da rede municipal, além de todas as unidades da rede estadual da Capital contarão com a vacinação”, afirma o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.

O IGCC segue unindo esforços de vários atores, em comum objetivo de termos uma geração vacinada para a visão de futuro de Porto Alegre sem casos e mortes por câncer de colo do útero. As ações transversais integradas, investimento compartilhado e múltiplos olhares se complementam para que a “Visão Zero” ambiciosa seja alcançada.

Aproveitamos para expressar nosso agradecimento aos parceiros MSD e Pfizer pelo apoio institucional ao projeto. Juntos, buscamos uma cidade com zero mortes por cânceres evitáveis através de prevenção e conscientização!

Texto adaptado do site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Leia a notícia original clicando aqui.