Prefeitas e vereadoras pernambucanas assinam carta compromisso da Coalizão Cidades no Controle do Câncer

Sete municípios possuem líderes políticos comprometidas com o projeto

Na segunda quinzena do mês de junho, o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Recife, uma das ONGS articuladoras da Coalizão Cidades no Controle do Câncer, organizou o encontro Mulheres no Poder, que celebrou a representatividade feminina na política pernambucana. O evento, que reuniu mulheres de diversos partidos e estimulou o diálogo, a união e a transformação, homenageou todas as prefeitas eleitas na última eleição.

O momento também foi uma oportunidade para a líder estadual do Grupo Mulheres do Brasil, Roseana Faneco, incentivar as presentes a assinarem a carta compromisso da Coalizão. A partir dessa mobilização, cinco prefeitas e quatro vereadoras, de sete municípios do estado, se comprometeram com a pauta oncológica. 

“Estamos fazendo uma grande campanha para que todos os 184 municípios assinem a carta e os respectivos vereadores. Pernambuco com certeza quer fazer bonito porque a gente acredita no projeto Coalizão”, afirmou Roseana.

As cidades que agora possuem lideranças comprometidas são: Igarassu, Bezerros, Trindade, Cortês, por meio das prefeitas Professora Elcione Ramos; Maria Lucielle Laurentino, Helbinha Rodrigues e Maria de Fátima Borba, respectivamente; Jataúba, com a prefeita Cátia Junsara Rodrigues Aquilino e a vereadora Carla Paiva; a cidade de Glória do Goitá, com as vereadoras Luiza Maria da Silva Nery Costa e Valdilene Maria da Silva Paz; além de Vitória de Santo Antão, com a vereadora Ana Paula Bezerra e Silva, onde também o prefeito já estava comprometido com a causa.

A coordenadora do projeto Coalizão, Cibele Carneiro, ressalta que esse incentivo para que prefeitos e vereadores avancem com as políticas públicas oncológicas dos municípios é um trabalho muito importante que precisa ser ampliado. “Atualmente, a Coalizão está focando na meta do Ministério da Saúde de ampliar a meta vacinal do HPV em meninos e meninas de nove a 14 anos. É uma política pública que entendemos como relativamente simples para os municípios implementarem, mas não é só um compromisso, queremos que virem ações práticas nas cidades”, finaliza.

Confira todas as cidades que possuem lideranças políticas comprometidas no site https://cidadesnocontroledocancer.org.br/conheca-os-prefeitos-e-vereadores-comprometidos-com-a-pauta-oncologica/

Sobre a Coalizão

Lançada em julho de 2024 pelo Instituto de Governança e Controle do (IGCC), em parceria com organizações de referência como Abrale, Femama, Instituto Avon, Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Coalizão Cidades no Controle do Câncer tem como objetivo sensibilizar gestores públicos sobre a importância de incluir o controle do câncer nos planos de governo e na pauta legislativa. A Coalizão já reúne 88 organizações em todo o país e tem a possibilidade de impactar positivamente a vida de mais de 33 milhões de brasileiros. São 42 cidades brasileiras com lideranças políticas comprometidas com a iniciativa.

Sobre o IGCC

Criado a partir da experiência do City Cancer Challenge (C/Can) na cidade de Porto Alegre-RS, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) é o parceiro local de sustentabilidade do C/Can. Através de uma atuação multissetorial, busca transformar a realidade da prevenção e do tratamento do câncer, qualificando as políticas de saúde, aprimorando a governança e atualizando as informações e dados sobre a doença.

O Instituto tem como objetivo articular, propor e apoiar iniciativas que colaborem para a promoção da atenção oncológica de qualidade. Atuando para manter o câncer na agenda política das cidades, o IGCC contribui para a construção de um futuro em que todos tenham acesso à prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos de forma igualitária e universal.