Projeto faz o monitoramento dos municípios desde fevereiro. Quatro cidades já bateram a meta estimulada pela OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta importante e preocupante: o Brasil está em 17º lugar entre os países com mais crianças não vacinadas no mundo. Até os 14 anos, as crianças precisam receber diversos imunizantes, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, entre eles, a vacina contra o HPV, que previne até sete tipos de câncer.
Desde fevereiro, o projeto Coalizão Cidades no Controle do Câncer acompanha de perto as 42 cidades que tiveram lideranças políticas que assinaram a carta-compromisso com a pauta. Todos os municípios avançaram com a imunização de crianças, entre nove e 14 anos. Em menos de seis meses, quatro cidades bateram a meta de 90% estabelecida pela OMS, tanto para meninos como para meninas. São elas: Castelo (ES), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Colombo (PR) e Vargem Bonita (MG).
“Caiu muito a vacinação geral de crianças no Brasil. Porém, apesar desses dados da OMS, a Coalizão conseguiu incentivar e motivar as cidades a avançarem com a vacinação contra o HPV”, afirma a coordenadora da Coalizão, Cibele Carneiro.
Em julho, outras 36 novas cidades se uniram à Coalizão, por meio de prefeitos e vereadores, que buscam dar mais ênfase à pauta oncológica. Assim, elas também começaram a ser monitoradas quanto à vacinação contra o HPV. Desses municípios, dez já ultrapassaram a meta da OMS.
Confira as cidades que possuem lideranças políticas comprometidas no site do projeto https://cidadesnocontroledocancer.org.br/conheca-os-prefeitos-e-vereadores-comprometidos-com-a-pauta-oncologica/.
Sobre a Coalizão
Lançada em julho de 2024 pelo Instituto de Governança e Controle do (IGCC), em parceria com organizações de referência como Abrale, Femama, Instituto Avon, Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Coalizão Cidades no Controle do Câncer tem como objetivo sensibilizar gestores públicos sobre a importância de incluir o controle do câncer nos planos de governo e na pauta legislativa. A Coalizão já reúne 89 organizações em todo o país e tem a possibilidade de impactar positivamente a vida de mais de 34 milhões de brasileiros. São 78 cidades brasileiras com lideranças políticas comprometidas com a iniciativa.
Sobre o IGCC
Criado a partir da experiência do City Cancer Challenge (C/Can) na cidade de Porto Alegre-RS, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) é o parceiro local de sustentabilidade do C/Can. Através de uma atuação multissetorial, busca transformar a realidade da prevenção e do tratamento do câncer, qualificando as políticas de saúde, aprimorando a governança e atualizando as informações e dados sobre a doença.
O Instituto tem como objetivo articular, propor e apoiar iniciativas que colaborem para a promoção da atenção oncológica de qualidade. Atuando para manter o câncer na agenda política das cidades, o IGCC contribui para a construção de um futuro em que todos tenham acesso à prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos de forma igualitária e universal.
 
								 
											




