O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) fez a entrega oficial da “Árvore Decisória para Melanoma” e do cartaz “Sinais de Alerta” à Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde da cidade, e ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Os materiais fazem parte dos resultados do projeto “Melhoria do Diagnóstico Precoce de Câncer”, que encerra ao final deste ano e foi desenvolvido desde 2021 em parceria com o GHC.
Para marcar o “Dezembro Laranja”, mês de alerta para o câncer de pele, os cartazes serão agora distribuídos às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e servirão como uma ferramenta de apoio para a tomada de decisão dos profissionais da atenção básica de Porto Alegre. O objetivo da ”Árvore” é orientar os médicos para possíveis casos de melanoma, acelerando o encaminhamento correto dos pacientes ao atendimento especializado.
Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas cutâneas. Entretanto, é o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de fazer metástase em outros órgãos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2022), a estimativa é de 8.980 novos casos de melanoma por ano, sendo 4.640 homens e 4.340 mulheres.
A boa nóticia é que o prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se diagnosticado em sua fase inicial. Nos últimos anos, houve um grande aumento na sobrevida dos pacientes com a doença, principalmente devido à detecção precoce do tumor.
Em comparação às demais regiões do Brasil, a Região Sul tem a maior incidência de melanoma para ambos os sexos. Para essa região, o melanoma já aparece como o sétimo mais incidente em mulheres (INCA, 2022).
A “Árvore Decisória” e o cartaz “Sinais de Alerta” estão disponíveis na área de Conhecimento dos site IGCC e você pode fazer o download clicando aqui e aqui!
Saiba mais sobre o projeto acessando aqui!