Melhoria do Diagnóstico Precoce de Câncer

O projeto “Melhoria do Diagnóstico Precoce de Câncer” tem o objetivo de melhorar o diagnóstico precoce na atenção primária, o acesso ao tratamento especializado e fortalecer a rede do sistema de saúde da cidade de Porto Alegre.

A atenção do projeto está voltada para dois tipos de câncer: de pulmão e melanoma.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, os cânceres de traqueia, brônquio e pulmão ocupam a quarta posição entre os tipos de câncer mais frequentes. Na Região Sul, é a segunda neoplasia mais frequente em homens (31,54 por 100 mil) e a terceira entre as mulheres (20,98 por 100 mil), segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2022). É um tumor com diagnóstico geralmente tardio, pois seus sintomas iniciais podem ser muito inespecíficos. No mundo, o câncer de pulmão é o segundo mais incidente, com 2,2 milhões de casos novos, o que corresponde a 11,4% de todos os tipos de câncer.

Na Região Sul, o câncer de pele melanoma é mais incidente quando comparado com as demais Regiões do país, para ambos os sexos. O principal fator de risco para todos os tipos de câncer de pele é a radiação ultravioleta, que induz danos cumulativos ao DNA. Para o câncer de pele melanoma, merece destaque o fato de que existem longas filas de espera no sistema público de saúde para realização de consultas com especialistas, o que posterga o diagnóstico e, consequentemente, o prognóstico da doença.

Focando no câncer de pulmão e no melanoma, o projeto possui três estratégias:
1) Capacitação dos profissionais da atenção primária em oncologia e sensibilização para o câncer de pulmão e melanoma;
2) Estabelecer vias de diagnóstico rápido;
3) Desenvolvimento de programa de navegação de pacientes do sistema público de saúde.

Parceiro Estratégico: C/Can
Parceiro Implementador: BMS Foundation e MSD
Parceiro de Colaboração: Grupo Hospitalar Conceição

Últimas Notícias