Visão Zero: Estratégias de Eliminação dos Cânceres Femininos em Porto Alegre

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tumor que mais acomete mulheres mundialmente. No Brasil, a estimativa foi de 73 mil novos casos em 2023, ocupando a primeira posição em mortalidade por neoplasias malignas em mulheres. As maiores taxas de incidência e mortalidade são localizadas nas regiões Sul e Sudeste. Em Porto Alegre, de 2018 a 2023, a letalidade por câncer de mama ocupou a segunda posição, com 7,5%, atrás somente do câncer de pulmão na capital gaúcha. A mamografia é o exame feito para rastreamento ou diagnóstico da doença e deve ser dirigida às mulheres na faixa etária e periodicidade recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Já o câncer de colo do útero é o 4º tumor mais frequente entre as mulheres no mundo. Aproximadamente, 95% dos casos da doença estão associados à infecção por Papilomavírus Humano (HPV). Atualmente, a erradicação desse câncer é considerada possível por meio da vacinação contra os tipos oncogênicos de HPV e pelo rastreamento da população feito através do exame citopatológico (Papanicolau). Em 2020, ocorreram cerca de 604 mil novos casos de câncer de colo do útero no mundo. No Brasil, a estimativa foi de 17 mil casos por ano para o triênio 2023-2025 e a doença foi responsável por mais de 6.600 mortes no país. 

O projeto Visão Zero

O projeto pretende reduzir o número de mortes precoces de câncer de colo do útero e de mama na cidade de Porto Alegre, por meio de estratégias de conscientização, prevenção (vacinação) e rastreamento destes cânceres.

O termo “Visão Zero” refere-se à meta ambiciosa de zerar o número de mortes evitáveis por câncer de colo do útero e câncer de mama, alinhada aos compromissos globais.

Para tornar essa visão uma realidade, desde 2021, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) vem trabalhando em conjunto com a Prefeitura Municipal para melhorar os indicadores e a cobertura de exames de rastreamento (mamografia e citopatológico), bem como a cobertura vacinal contra o HPV. Visando atingir comunidades mais vulneráveis, a Restinga foi selecionada para a realização deste projeto. A região possui 8 unidades de saúde (UBS e UPA) no seu território.

Objetivos

  1. Capacitar lideranças comunitárias em estratégias de eliminação do câncer de colo do útero e prevenção do câncer de mama
  2. Aumentar o nível de letramento da população sobre os cânceres femininos
  3. Promover a conscientização sobre vacina do HPV, destacando-a como vacina contra o câncer 
  4. Aumentar a cobertura vacinal do HPV na população-alvo (crianças entre 9 e 14 anos)
  5. Desenvolver e testar protocolo de busca ativa de mulheres para realização do exame citopatológico 
  6. Analisar e desenvolver, se necessário, linha de cuidado/protocolo de “primeira consulta efetiva” com especialista da ginecologia
  7. Aumentar o número de exames citopatológicos realizados pela população-alvo

  • Parceiro Estratégico: Prefeitura de Porto Alegre (Secretarias de Governança, Saúde e Educação) e Governo do Estado do RS (Secretarias de Saúde e Educação)
  • Parceiro Implementador: MSD e Pfizer
  • Parceiro de Colaboração: Ministério Público do RS, Associação Hospitalar Vila Nova e Ligas Acadêmicas de Oncologia

Últimas Notícias