MDT: Guia para o manejo multidisciplinar do paciente oncológico

A prestação de cuidados oncológicos de qualidade é complexa e depende de uma coordenação cuidadosa entre vários profissionais, do intercâmbio de informações técnicas e de fluxos de comunicação entre todos os envolvidos. Os avanços nas diferentes disciplinas levaram a um aumento dos diagnósticos de precisão e da terapia multiprofissional, o que promove o intercâmbio entre especialistas no tratamento dos pacientes oncológicos, melhorando seus desfechos.

Isso significa que a qualidade dos cuidados oncológicos depende em grande parte do funcionamento eficaz das estruturas organizacionais, como as equipes multidisciplinares (MDT). Há cada vez mais evidências de que, em relação a certos tipos de câncer, a sobrevivência pode ser aumentada através da adoção de uma abordagem multidisciplinar, que contribua para uma assistência oncológica equitativa e de qualidade.

Por tais motivos, o objetivo do projeto é desenvolver um guia sobre como estruturar uma equipe multiprofissional (MDT) para o tratamento do câncer para Porto Alegre. Além disso, a partir deste documento será desenvolvida uma proposta de resolução que será submetida à Secretaria Municipal de Saúde, recomendando que todos os hospitais da cidade considerem uma abordagem MDT em suas dependências.

  • Parceiros estratégicos: Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e City Cancer Challenge (C/Can)

Últimas Notícias