Tempo Oportuno: Capacitação de profissionais da saúde em câncer de mama

Até 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) possuía somente uma DDT (diretriz técnica) sobre o tratamento de câncer de mama. Naquele ano, a CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) optou por organizar a diretriz terapêutica em um PCDT (protocolo clínico e diretriz terapêutica) que está em desenvolvimento. Como este PCDT é inédito, mas irá determinar o tratamento da neoplasia em todos os hospitais que tratam pacientes SUS, é essencial que a equipe de profissionais de saúde dos CACONs/UNACONs (unidades hospitalares que possuem infraestrutura adequada à prestação de assistência de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento do câncer) esteja devidamente familiarizada com os procedimentos previstos no documento.  

Adicionalmente, a CONITEC incorporou uma tecnologia inovadora para o tratamento do câncer de mama metastático denominada Ribociclibe. Esta nova forma de tratamento está na iminência de ser colocada à disposição dos serviços públicos de saúde e já prevista no novo PCDT. 

Por isso, o objetivo do projeto é atualizar a equipe de profissionais da saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) no novo PCDT do Ministério da Saúde para o câncer de mama, capacitando-os sobre diagnóstico em tempo oportuno e em como melhorar processos para beneficiar os pacientes.

  • Parceiro Estratégico: Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
  • Parceiro implementador: Novartis

Últimas Notícias