FASTER: Fluxo Aumentado em Radioterapia para Pacientes com Câncer de Próstata

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o triênio 2023-2025, o câncer de próstata é o terceiro mais incidente no Brasil, representando 10,2% dos casos. Em Porto Alegre, de 2007 a 2017, o turmor foi responsável por 8% dos casos de câncer na cidade. Quanto à mortalidade, de 2018 a 2023, as neoplasias prostáticas representaram 6,6% dos óbitos por câncer na capital gaúcha.

Com este contexto e dando seguimento ao projeto “Melhoria do acesso dos pacientes com câncer de próstata ao tratamento com radioterapia”, a nova etapa será realizada também no Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam a radioterapia pelo sistema público de saúde.

O projeto prevê a implementação e avaliação de diversas soluções, identificadas no estudo prévio realizado pelos mesmos parceiros, em que se estabeleceram as etapas e gargalos da jornada do paciente com câncer de próstata. Espera-se que, com as atividades e ferramentas implementadas, ocorra uma redução significativa no tempo de espera do paciente, da confirmação do diagnóstico até o início do tratamento radioterápico.

  • Parceiro Estratégico: Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
  • Parceiro Implementador: Siemens Varian
  • Parceiro de Colaboração: Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

Clique aqui para conhecer o projeto anterior e aqui para saber mais sobre os resultados do estudo.

Últimas Notícias