Durante fevereiro, o mundo se mobiliza em ações de alerta e prevenção ao câncer. O dia 4 do mês é considerado o Dia Mundial do Câncer, data entre muitas aspas comemorativas, já que apenas em 2022 foram registrados cerca de 20 milhões de novos casos da doença e 9,7 milhões de mortes associadas mundialmente (OMS, 2024).
Com esse cenário e alinhados à campanha conduzida pela Union for International Cancer Control (UICC), o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), uniram esforços na mobilização de entidades e sociedade em ações de conscientização através das redes sociais das organizações.
Entre vários objetivos da campanha, o IGCC e a rede FEMAMA pedem agilidade na implementação da nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) (Lei 14.758/23), sancionada em dezembro de 2023, que pretende dar conta dos principais gargalos do atendimento oncológico no Brasil. A população pode participar assinando uma carta que será enviada ao Ministério da Saúde ao final do mês.
Planejando a política oncológica no Brasil
No dia 06 de fevereiro, às 19h, acontece o Webinar temático: “Como estamos planejando a política oncológica no Brasil?”, um importante diálogo sobre o presente e o futuro das políticas públicas de atenção ao câncer. Participam da conversa Dra. Maira Caleffi, presidente do Conselho de Administração do IGCC, Fundadora e Presidente Voluntária da FEMAMA e integrante do Conselho de Administração da União Internacional de Controle do Câncer (UICC); Dr. Roberto Gil, Diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), médico especialista em oncologia clínica pelo INCA, membro da American Society of Clinical Oncology (ASCO) e membro titular da European Society of Clinical Oncology (ESMO); Priscila Torres, enfermeira, jornalista, patient advocacy da Biored Brasil e Conselheira Nacional de Saúde; e Dra. Marisa Madi, médica e doutora em Ciências da Saúde, Diretora-executiva da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
Trazendo luz sobre o tema
Para marcar a semana do Dia Mundial, prédios e patrimônios culturais e históricos serão iluminados em todo o país nas cores laranja e azul, com o objetivo de incentivar a prevenção do câncer e promoção da saúde. Em Porto Alegre, participam da ação o Palácio Piratini, o Paço Municipal, o Instituto do Cérebro e o Hospital São Lucas da PUCRS, entre outros. A iniciativa visa chamar a atenção para a doença, que é a segunda maior causa de morte não-violenta entre os gaúchos.
Promovendo saúde
Outra iniciativa é o “Desafio dos 5k”, uma mobilização para que a sociedade pratique atividades físicas e ajude a divulgar a data e a conscientização sobre prevenção. A ação incentiva que a população realize exercícios físicos e poste fotos e/ou vídeos em suas redes sociais, usando as hashtags da campanha e marcando amigos para praticar e aderir ao movimento.
Para mais informações e acesso aos materiais da campanha, visite a landing page clicando aqui!
Aproveitamos para expressar nosso agradecimento aos parceiros do IGCC, pelo importante apoio institucional no enfrentamento ao câncer nas cidades, em especial à Daiichi-Sankyo durante a realização das ações do Dia Mundial do Câncer. Juntos, fazemos a diferença na vida daqueles que enfrentam essa jornada.