Atividade teve como objetivo apresentar o projeto Coalizão e reforçar o compromisso dos gestores com a pauta oncológica nas cidades
Na última semana, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) esteve presente no XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), considerado o maior encontro de saúde pública do mundo. Realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 15 e 18 de junho, o evento reuniu mais de 15 mil pessoas para trocas de experiências, debates e encontros entre gestores, profissionais da saúde e representantes das três esferas do governo.
Aproveitando a oportunidade, o IGCC levou o projeto Coalizão Cidades do Controle do Câncer para o congresso e realizou um happy hour para convidados, incluindo secretários de saúde de 12 cidades brasileiras. A atividade foi estratégica para ampliar a adesão de municípios ao projeto e reforçar o compromisso dos gestores que já estão engajados com a pauta oncológica. “A participação do IGCC no Congresso foi planejada para reforçar a nossa rede de contato com gestores públicos de todo o Brasil, compartilhando ideias e colocando em prática ações fundamentais sobre a pauta oncológica”, afirma a diretora Executiva do IGCC, Antonieta Moraes.
Durante o encontro realizado pelo Instituto, a Diretora Executiva apresentou um resumo sobre a história e os objetivos do IGCC e foi seguida pela líder da Coalizão, Cibele Carneiro, que explicou aos convidados sobre a importância de ampliar políticas públicas oncológicas nos municípios e por qual motivo deve-se priorizar a vacinação do HPV em meninos e meninas entre 9 e 14 anos. “Os secretários municipais têm papel chave nessa campanha para ampliar a cobertura vacinal e salvar vidas”, ressalta Cibele.
Secretários e outras lideranças também tiveram a palavra, em um momento onde compartilharam estratégias de vacinação e outras políticas públicas bem-sucedidas implementadas nos seus municípios. Entre os presentes que participaram dessa troca de experiências, estavam os secretários municipais de saúde, Fernando Ritter, de Porto Alegre-RS; Marcus Vinícius Souza Pereira, de Vargem Bonita-MG; e Renata Fiório, de Cachoeiro de Itapemirim-ES.
O Secretário Ritter, que levou sua filha no final do ano passado para tomar a vacina contra o HPV, acredita que a vacinação hoje é um passo importante para a saúde do futuro. “A vacina do HPV é a única vacina que previne o câncer. E a gente não fala nisso. Hoje nós temos certeza que se a gente não vacinar, teremos casos em meninas jovens, que terão sequelas para uma vida inteira“, finaliza.
SOBRE A COALIZÃO
Lançado pelo IGCC em julho de 2024, a Coalizão é fruto de uma parceria com organizações de referência na oncologia e saúde pública, como a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o Instituto Natura, o Instituto Oncoguia, o Instituto Vencer o Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Atualmente, a Coalizão reúne mais de 80 organizações articuladoras em todo o país e tem a possibilidade de impactar positivamente a vida de mais de 33 milhões de brasileiros.
SOBRE O IGCC
Criado a partir da experiência do City Cancer Challenge (C/Can) na cidade de Porto Alegre-RS, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) é o parceiro local de sustentabilidade do C/Can. Através de uma atuação multissetorial, busca transformar a realidade da prevenção e do tratamento do câncer, qualificando as políticas de saúde, aprimorando a governança e atualizando as informações e dados sobre a doença.
O Instituto tem como objetivo articular, propor e apoiar iniciativas que colaborem para a promoção da atenção oncológica de qualidade. Atuando para manter o câncer na agenda política das cidades, o IGCC contribui para a construção de um futuro em que todos tenham acesso à prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos de forma igualitária e universal.