O Congresso anual da Sociedade Europeia de Medicina Oncológica (ESMO) 2024, realizado em setembro em Barcelona, foi um marco na transformação da oncologia. Este ano, a conferência ressaltou a personalização dos tratamentos e o uso de terapias combinadas como pilares fundamentais no enfrentamento ao câncer.
A Dra. Maira Caleffi, chefe do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento e presidente do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), destacou a relevância das inovações apresentadas no evento durante o episódio especial do IGCC Talks.
A conversa contou com a participação da Dra. Fernanda Casarotto, oncologista clínica do Hospital Nora Teixeira da Santa Casa de Porto Alegre e líder técnica do projeto Visão Zero do IGCC, e do Dr. Gustavo Werutsky, oncologista do Programa de Câncer de Mama e investigador do Centro de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, além de diretor executivo do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG), que discutiram como essas novidades podem ser aplicadas à realidade da saúde no Brasil. Eles compartilharam insights sobre como as novas terapias e tecnologias podem impactar positivamente o atendimento oncológico no país.
“A nova geração de pesquisadores tem a oportunidade de pensar em estudos inovadores e propor ideias que nos permitam, juntos, no Brasil e na América Latina, desenvolver projetos e realizar publicações relevantes. Acredito que o Brasil deve participar mais ativamente do desenvolvimento científico mundial”, afirmou Werutsky durante o bate-papo.
Além disso, a dra. Fernanda Casarotto aproveitou para reforçar a importância do advocacy para o contexto brasileiro, especialmente no que diz respeito à saúde pública. “Os pacientes têm que gritar mais e cobrar ações dos legisladores e do governo”, pontuou.
A série IGCC Talks é uma ferramenta de educação e atualização essencial para médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, pacientes e familiares, promovendo a disseminação de informações relevantes e de qualidade.
Aproveitamos para expressar nosso agradecimento aos parceiros do IGCC, pelo importante apoio no enfrentamento ao câncer nas cidades, em especial à AstraZeneca durante a cobertura do evento. A colaboração é um alicerce fundamental na construção de soluções eficazes. Juntos, fazemos a diferença na vida daqueles que enfrentam essa jornada.