Médica gaúcha é selecionada para participar de programa internacional de liderança para mulheres em oncologia

A médica Fernanda Casarotto é consultora em câncer ginecológico do IGCC e representará Porto Alegre e o Brasil no programa.

A médica oncologista Fernanda Casarotto foi selecionada para representar a cidade de Porto Alegre no Programa de Liderança para Mulheres em Oncologia (LPWO, em inglês). O programa, realizado em parceria pela American Society of Clinical Oncology (ASCO) e o City Cancer Challenge Foundation (C/Can), abordará os desafios e barreiras enfrentados pelas mulheres na área da saúde, fortalecendo a mentalidade e as habilidades de liderança das profissionais que trabalham na melhoria do acesso equitativo e de qualidade aos cuidados de câncer.

Fernanda é consultora em câncer ginecológico do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), atuando em projetos de pesquisa e colaborando com a criação de uma política local de enfrentamento ao câncer de colo do útero. A médica, vinculada à oncologia do Hospital Moinhos de Vento, também é voluntária do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA).

Para ela, o “LPWO é uma oportunidade única de desenvolvimento e capacitação pessoal e profissional, oportunizando a criação de uma rede global de lideranças femininas que irão colaborar com iniciativas impactantes nas cidades em relação às estratégias de atenção ao câncer”, destaca.

Além da médica gaúcha, participam do programa outras nove médicas das cidades de Cali (Colômbia); Assunção (Paraguai); Kumasi (Gana); Kigali (Ruanda); Tbilisi (Geórgia); Greater Petaling (Malásia); Leon (México); Arequipa (Peru) e Nairóbi (Quênia).

O Programa de Liderança para Mulheres em Oncologia acontecerá entre outubro de 2022 e junho de 2023, com reuniões presenciais e virtuais com foco no fortalecimento das principais habilidades de poder para as agentes de mudança; como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação, liderança, adaptabilidade e inteligência. Ao mesmo tempo, promoverá a criação de uma rede de líderes no tratamento do câncer que pode abrir caminho para uma nova geração de mulheres na saúde.

“Este programa nos ajudará a começar a explorar e analisar estratégias para investir em mulheres oncologistas para a sustentabilidade do trabalho realizado nas cidades”, disse a diretora médica da ASCO, Dra. Julie R. Gralow. “Também esperamos aprender sobre maneiras eficazes de apoiar papéis de liderança para mulheres e contribuir para diminuir as disparidades de gênero no setor de saúde”, complementa a especialista.

 

Visão geral do programa

O Programa de Liderança para Mulheres em Oncologia (LPWO) ajudará a preparar oncologistas de países de média e baixa renda, para liderar mudanças no setor de tratamento do câncer, aumentando seu impacto de liderança e criando mudanças pessoais e profissionais.

Ao investir em um grupo de mulheres oncologistas que são fundamentais para os esforços locais de atenção ao câncer em suas respectivas cidades, o C/Can e a ASCO buscam garantir a continuidade de seu trabalho e gerar um efeito multiplicador. Por meio do programa, o C/Can também visa explorar ainda mais oportunidades e formas eficazes de apoiar os papéis da liderança feminina e contribuir para reduzir as disparidades de gênero no setor de saúde.

O LPWO faz parte dos esforços do C/Can para aumentar a capacidade das profissionais de saúde locais para liderar mudanças no setor. Aplicando uma abordagem de aprendizagem transformacional, o programa visa contribuir para aumentar a propriedade local para impulsionar e sustentar mudanças estratégicas e duradouras nas cidades.