Porto Alegre conhece experiência de cidade paulista no combate ao câncer do colo do útero

Prefeito em exercício, Túlio José do Couto, compartilha a experiência de Indaiatuba.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres, excluídos os de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na sexta-feira, 19 de agosto, estratégias e desafios para a eliminação da doença estão em debate durante workshop que traz a cidade de Indaiatuba (São Paulo) como exemplo de sucesso no combate a esse tipo de câncer.

O município paulista desenvolve projeto de referência nacional de conscientização, prevenção, rastreio e detecção precoce do câncer do colo uterino. O secretário municipal de Saúde da Capital, Mauro Sparta, destacou a importância da troca de experiências como forma de avançar no acesso à prevenção e tratamento. “A interação entre municípios e estados, junto com o terceiro setor, pode dar respostas mais eficientes ao acesso à saúde”, afirmou.

A secretária-adjunta da Saúde do Estado, Ana Costa, afirmou que o tema é prioritário para o Rio Grande do Sul, mas é importante qualificar a comunicação com a população. “Temos 497 municípios e precisamos multiplicar informações. Nesse sentido, estamos apostando no observatório operacional como forma de demostrar as atividades e ações realizadas em cada cidade”, comentou Ana.

Também participaram da mesa de abertura a conselheira do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), Patricia Kauer, o diretor-geral do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Cincinato Fernandes, e o deputado estadual Thiago Duarte, representando a Assembleia Legislativa.

Boas práticas – O médico e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Júlio César Teixeira, falou que a vacinação contra o vírus HPV em adolescentes até 15 anos está entre as estratégias da Organização Mundial da Saúde (OMS) para eliminar o câncer do colo do útero, além do exame periódico em mulheres de 25 a 64 anos.

“Precisamos utilizar a ciência e os aportes ao nosso alcance para melhorar a situação das cidades brasileiras, onde uma mulher morre a cada 90 minutos em função desse tipo de câncer”, alertou.

Para apresentar as ações, ainda estão em Porto Alegre o vice-prefeito de Indaiatuba, Túlio José do Couto, e a secretária de Saúde Graziela Drigo Garci. O evento ocorreu no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), promovido pelo Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC). Conta com apoio da prefeitura, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Diretoria de Vigilância em Saúde e HMIPV.

À tarde, a programação incluiu reunião de trabalho a respeito das três estratégias apoiadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para redução da incidência e eliminação da doença. São elas: vacinação contra o HPV, rastreio e tratamento de lesões pré-cancerosas e manejo do câncer invasivo.

Texto: Vanessa Conte
Edição: Gilmar Martins
Acesse aqui o site da Prefeitura de Porto Alegre