IGCC, C/Can e Prefeitura de Porto Alegre reforçam a parceria para controle do câncer na capital

Foto: Alex Rocha / PMPA

O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) e o City Cancer Challenge (C/Can) estiveram reunidos com o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o Secretário de Saúde da capital, Fernando Ritter. O objetivo da visita à Prefeitura foi a apresentação dos resultados do projeto “Melhoria do diagnóstico precoce de câncer” e debater futuras ações de enfrentamento à doença na cidade.

O encontro ocorreu no dia 11 de abril, pela manhã, na sede da Prefeitura. Daniely Votto, diretora executiva do IGCC, fez a entrega do relatório do projeto apresentando as principais conquistas do estudo desenvolvido em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), maior rede de hospitais 100% SUS do Sul do país e que atende 50% dos casos de câncer esperados para o município.

Este tipo de parceria com vários setores e atores é o que nos ajuda a implementar projetos como o Diagnóstico Precoce. O que alcançamos impulsiona Porto Alegre para estar melhor preparada para enfrentar o câncer. Sem as parcerias não conseguiríamos”, ressalta Daniely.

Fernando Ritter destacou os resultados da implementação do programa de navegação de pacientes com câncer de pulmão durante o projeto.

A navegação possibilita que os pacientes aguardem um tempo menor de espera entre diagnóstico e tratamento, acelerando a jornada e beneficiando todo sistema de saúde. O importante agora é expandirmos os resultados desta experiência para outros complexos hospitalares”, comenta.

Ainda, a visita teve o objetivo de apresentar a Global Breast Cancer Initiative (GBCI) ao Prefeito. Dr. Ben Anderson, líder técnico global para câncer de mama do C/Can esteve na reunião e esclareceu quais os pilares e metas da iniciativa.

Queremos que o GBCI seja exemplo para todo o Brasil. Porto Alegre tem o perfil adequado e um sistema de saúde qualificado para implementar as propostas da iniciativa. Queremos unir os stakeholders, apresentar as estratégias para controlar o câncer de mama e mostrar como poder ser feito para outras cidades. Já temos cases de sucesso em outros locais onde conseguimos reduzir em 40% a mortalidade pela doença”, explicou Anderson.

Maria Fernanda Navarro, diretora regional da América Latina do C/Can, salientou que a capital gaúcha tem potencial para implementar ações mais complexas de enfrentamento ao câncer de mama. “A mortalidade está estancada. Vejo o GBCI como uma oportunidade para mudarmos esse cenário e servir de exemplo para o Brasil”, comenta.

A médica mastologista Maira Caleffi, presidente do conselho de administração do IGCC, apontou as estatísticas da doença na capital e reforçou a importância de ações para minimizar as mortes pelo câncer de mama. 

Nosso maior desafio é o tempo. Precisamos acelerar os diagnósticos e o GBCI pode impulsionar Porto Alegre para essa conquista. O câncer de mama é estruturante, se trabalharmos no controle dele, podemos repercutir em vários outros cânceres e doenças crônicas não transmissíveis”, destaca Maira.

Sebastião Melo reforçou a parceria com o IGCC e salientou as potencialidades e desafios da cidade.

Porto Alegre tem muitas potências e uma delas é a medicina. Nossa rede pública atende 85% da população e temos uma rede federal muito capacitada com o GHC, a Santa Casa, entre outros. Temos uma boa gestão e exportamos expertise em regulação. O que vocês alcançaram e estão propondo tem que ser expandido. Contem conosco!”, afirmou o Prefeito.

Com o aceite da Prefeitura para aderir à Global Breast Cancer Initiative, as partes assinarão um memorando de entendimento para dar início às estratégias da iniciativa no município. 

Porto Alegre será um modelo para as outras cidades. Estamos prontos para isso!”, reforçou Ritter.

Também participaram da reunião a farmacêutica MSD, parceira implementadora do projeto “Melhoria do Diagnóstico Precoce”; Jorge Osório, Coordenador do Projeto do Sistema Integrado do Complexo Regulador da Secretaria Municipal de Saúde; e a vereadora Mônica Leal.

O IGCC agradece aos parceiros BMS Foundation e MSD pelo apoio institucional ao projeto. A colaboração e comprometimento são fundamentais para o sucesso do enfrentamento ao câncer. Juntos, construímos um caminho de conquistas e impacto positivo no controle das doenças.