O impacto do câncer na saúde pública é significativo: um em cada cinco indivíduos terão câncer durante sua vida (FERLAY et al., 2021; SUNG et al., 2021). A cidade de Porto Alegre não é diferente. A incidência e mortalidade do câncer tem um peso importante, tanto na população, quanto no sistema público de saúde do município.
As estratégias de prevenção, detecção precoce e controle, assim como a articulação entre os serviços de saúde e decisões baseadas em evidências, carecem ser prioridade na agenda do município. Para tanto, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a colaboração da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), propõe o desenvolvimento de uma Política Municipal de Câncer para a capital gaúcha.
O Projeto de Lei estabelece objetivos e ações estratégicas distintas para a jornada do paciente. Implementados de forma conjunta, as atividades influenciarão de maneira positiva nos desfechos para pacientes e no ganho de eficiência do sistema.
- Parceiro estratégico: Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
- Parceiro de Colaboração: FEMAMA