BEACON Initiative

O projeto BEACON – Building Expertise, Advocacy and Capacity for Oncology Navigation é uma iniciativa é liderada pela American Cancer Society (ACS) que tem por objetivo apoiar sistemas de saúde em países em desenvolvimento para projetar, implementar e conduzir programas de navegação de pacientes oncológicos.

Além disso, pretende desenvolver e testar, através de projeto piloto, um conjunto de ferramentas de desenvolvimento e implementação de programas de navegação para unidades de saúde e ONGs.

A navegação de pacientes é um processo que surgiu nos Estados Unidos com o objetivo principal de eliminar barreiras socioeconômicas, culturais, psicológicas, burocráticas, de comunicação, ou de qualquer outro fator limitante no decorrer do cuidado ao paciente. A intenção é que não ocorram desistências ao longo das etapas de prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos.

Os navegadores, comumente enfermeiros, são responsáveis por avaliar as necessidades particulares de cada paciente e desenvolver em conjunto um plano de cuidados com o objetivo de superar desafios no acesso à assistência em saúde de qualidade e aumentar a probabilidade de adesão à terapêutica proposta.

Diversas pesquisas vêm demonstrando evidência quanto à eficácia dos programas de navegação em relação ao diagnóstico precoce, participação efetiva e adesão dos pacientes, diminuição no atraso do início do tratamento oncológico e na melhora clínica.

Parceiros Estratégicos: C/Can e American Cancer Society
Parceiro de Colaboração: Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Últimas Notícias