A qualidade dos dados de registros de câncer é fundamental para a vigilância epidemiológica e para orientar a gestão pública no controle da doença, planejamento de políticas públicas e avaliação dos serviços de saúde. Além disso, servem de base para produção científica, como artigos e outros conteúdos acadêmicos. Ainda, os dados funcionam como uma avaliação da qualidade do serviço assistencial, dão embasamento ao planejamento estratégico, ao ensino e à pesquisa, todos fundamentais no enfrentamento ao câncer.
O objetivo deste projeto foi melhorar a vigilância do câncer e a tomada de decisões com base em dados na cidade através de três pilares:
- Qualificação do Registo de Câncer de Base Populacional (RCBP) de Porto Alegre
- Recomendações para integrar o RBCP com outros sistemas da cidade
- Desenvolvimento e implementação de indicadores de desempenho do sistema de saúde em oncologia pública e privada
A execução do projeto baseia-se em: criação de um comitê técnico, avaliação dos principais desafios, visita de benchmarking, reuniões de pares, envolvimento dos decisores e melhorias no sistema municipal. A assistência técnica é prestada por organizações locais (INCA) e internacionais (IARC).
O impacto esperado é melhorar a vigilância do câncer por meio do fortalecimento do RCBP de Porto Alegre, para garantir que a tomada de decisão na cidade seja baseada em dados e o impacto das políticas públicas de câncer seja medido adequadamente ao longo do tempo.
- Parceiros Estratégicos: City Cancer Challenge (C/Can) e Instituto Nacional de Câncer (INCA)